Blog do Delemon

ULTIMA HOMINIS FELICITAS EST IN CONTEMPLATIONE VERITATIS

Pilulas de sabedoria



Aquecimento global: uma ova? {5 Comentários}

segunda-feira, agosto 03, 2009 por em: ,

Atenção: o texto que se econtra abaixo não é de minha autoria. Portanto o disponibilizo sob copyright de seu autor original, ao invés da licença Creative Commons a que todos os demais posts estão submetidos aqui por serem de minha autoria.

O texto é uma transcrição do áudio de 29 de Julho feito pelo presidente do site incrível Accuracy in Media. Recebi a autorização do mesmo para traduzir e publicá-lo aqui. Antes de ler o texto lembre-se, o texto foi produzido ao final de Julho: é verão nos EUA. Ei-lo.


Aquecimento Global dá uma resfriada

Enquanto o mês de Julho se aproxima do fim, muitas cidades dos Estados Unidos experimentam um inesperado resfriamento para além das temperaturas normais.

Temperaturas observadas em 17 de Julho na cidade de Nova York são de aproximadamente 2,5 °C abaixo do normal, com o dia mais quente alcançando apenas 29,5 °C. Se a temperatura não chegar aos 32 °C pelo menos um dia nas duas últimas semanas do mês, marcará a primeira vez que isso ocorre desde 1996.

Washington, D.C. também experimenta um resfriamento maior que o normal em Julho, com temperaturas registradas em cerca de 2,2 °C abaixo do normal e tendo alcançado a marca de 32 °C somente 5 vezes até o último domingo.

Outras cidades que estão presenciando um verão mais agradável são Mênfis – que está para marcar seu sétimo Julho mais frio desde 1850 – e Cleveland – que mantém temperaturas 1,4 °C abaixo do normal. Em Bluefield, West Virginia, o aeroporto inclusive marcou um Record de temperatura baixa numa noite deste mês.

Então o que tudo isso significa? Que talvez, somente talvez, as temperaturas variem com o tempo, trazendo-nos mais calor que os verões ou mais frio que os invernos normais e portanto, dá crédito à teoria que o aquecimento global ou mudança climática [por ação do homem] é um mito.

É interessante notar que enquanto muitos países passam por um verão muito mais brando do que o esperado, os defensores de medidas contra o aquecimento global estão estranhamente calados. Apesar disso, se eles realmente estivessem interessados no aquecimento global deveriam ser glorificados pela constatação de temperaturas mais frias, já que isso significa menos ares-condicionados sendo vendidos, o que se traduz em menor uso de energia e menor emissão de gases causadores do efeito estufa.

Normalmente a mídia está repleta de histórias de sofrimento e morte devido ao clima quente no verão e a partir disso fazem referência ao aquecimento global. Mas agora as temperaturas não estão quebrando nenhum Record para a parte superior do termômetro, a mídia estranhamente perdeu o interesse no tempo enquanto vêem a bolha do aquecimento global estourar.

© 2009 Don Irvine. All rights reserved
© 2009 Érick Ribeiro. All rights reserved


O Accuracy in Media é uma entidade sem fins lucrativos comprometida em comparar dados liberados na mídia sob todas as formas e comparando-as com dados fornecidos pela comunidade científica. Ou nos casos em que não são as estatísticas em jogo, comparando documentos e fatos pondo à prova discursos e atitudes de pessoas públicas e organizações em geral.

É um simples trabalho de vigia, documentação, pesquisa comparação de fontes e divulgação. No final isso não se torna nada simples, na verdade compõem quase 90% da tarefa de um historiador comprometido. Sinto falta de atitudes assim no Brasil, muitas vezes contradições encontradas num mesmo jornal, números hiper-inflacionados ou maquiados, interpretações errôneas de estatísticas além de todo um escarcéu de coisa que sai e tem respaldo (quando muito) do senso-comum.

Em breve tocarei mais no assunto, não traduzindo, mas compilando outros dados e fontes para compor um breve resumo do tema sob minhas palavras. Até

Artigos relacionados



| edit post

5 Comentários sobre "Aquecimento global: uma ova?"

Marco Aurelio em 5 de agosto de 2009 às 17:38

Assim,acredito que a ação atrópica não está causando simplesmente um aquecimento globla como muitos afirmam.Acredito que a queda d tais temperaturas demonstram, d uma forma diferente que a ação atrópica, juntamente com fenômenos cíclicos da natureza estão modificando um equilíbrio mantido durantes vários anos.Tudo isso tem causado modificações ambientais, não somente pela ação humana,no entanto, com alguma contribuição desta.Mas corcordo plenamente quanto ao sensacionalismo da mídia ao não relatar tais acontecimentos.Acho que se deve ao fato de não saberem explicacá-los.
Viu Érick, eu li.
uhahuauhahuahuauh

 

arthurhss em 7 de agosto de 2009 às 21:34

Pode ser que seja muita coindicência, mas eu estava a ler um artigo sobre este tema dias atrás no site Mídia Independente (hahaha e também lembrei daquele vídeo que você me mandou).
"Todos os modelos matemáticos que atribuem aos gazes-estufa antrópicos (relativo às modificações provocadas pelo homem no meio ambiente) o papel de reguladores do clima, preveem que na troposfera, a 10 Km acima do Equador, dever-se-ia observar um aquecimento três vezes maior que na superfície terrestre. As medições, repetimos medições não boatos, feitas pelos satélites não revelam nem um aquecimento triplo, sequer um aquecimento. Ao contrário, há um resfriamento!" Fonte: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/08/451155.shtml
Acredito também no que foi sustentado pelo MA ao dizer que a ação antrópica possui sim influência, mas não se deve considerá-la a maior contribuinte para tais acontecimentos, os quais foram muito bem justificados no texto. No mais gostaria de dizer que a mídia, como de costume, não soube ser imparcial (ou seria eu que até hoje não vi nenhuma divulgação acerca destas teorias?). Bem é isto, como disse quando você me mostrou o vídeo achei interessantíssimo o assunto e gostei como ele desmistifica o problema do "Global Warming". Grande Abraço!

 

Lílian** em 9 de agosto de 2009 às 23:08

Eu axo que agente não pode negar a influência humana no clima e nem ser totalmente cético. Foi comprovado que algmas ações do homem influenciaram sim, e nos resta como meros mortais não tentar modificar o clima, mas ter conciência e educação pra saber utilizar os recursos dados a nós, claro que sem esse exagero todo da mídia.
=D

 

Gabriel em 11 de agosto de 2009 às 12:51

Apesar deste artigo falar da queda da temperatura em algumas regiões acredite que o aquecimento global ainda possui um fator de risco e que nao foram tomadas as devidas atitudes para sanar essa situação.
é noix!

 

Rafael L. Fonseca em 19 de dezembro de 2009 às 16:13

Triste fim para a humanidade!

Eu sei o que voces fizeram no verão passado... e o que farão nos proximos.