Blog do Delemon

ULTIMA HOMINIS FELICITAS EST IN CONTEMPLATIONE VERITATIS

Pilulas de sabedoria



Gefunden {0 Comentários}

sábado, novembro 26, 2011 por em: , ,

Goethe me tomou alguns dias – senti uma necessidade interior, espiritual de colocar essas exatas palavras para que você as visse. Não sou poeta, por isso deixo-o falar por mim, mesmo que eu tenha empobrecido as rimas do mestre e roubado certa simplicidade harmônica interna que transmite um “cotidiano” tão singelo, mas belo. Acredito que tive algum sucesso:

Gefunden   Encontrada
Goethe   Goethe

Ich ging im Walde
So für mich hin,
Und nichts zu suchen,
Das war mein Sinn.

Im Schatten sah’ ich
Ein Blümchen stehn,
Wie Sterne leuchtend,
Wie Aeuglein schön.

Ich wollt’ es brechen,
Da sagt’ es fein:
Soll ich zum Welken
Gebrochen seyn?

Ich grub’s mit allen
Den Würzlein aus,
Zum Garten trug ich’s
Am hübschen Haus.

Und pflanzt’ es wieder
Am stillen Ort;
Nun zweigt es immer
Und blüht so fort.

 

Andava na floresta
E sozinho eu ia,
A procurar por nada,
Tal foi minha sina.

Na sombra eu vi
Uma flor sem tutela,
Como as estrelas brilhava,
Com’ olhos era bela.

Arrancá-la eu procurei
E gentil veio a dizer:
“Colhida eu serei
Só para fenecer?”

Todas suas raízes
Com cuidado escavei,
E para casa, no meu
belo jardim, a levei.

Neste silencioso canto
Plantada foi novamente;
Lá ramifica tanto
Lá floresce eternamente.

Dizem que foi escrito no dia 26 de Agosto de 1813, como homenagem de Goethe à sua mulher. O motivo foi o 25º aniversário do seu primeiro encontro, num parque de Weimar.

Jardim da casa de Goethe Christiane Vulpius e August por Carl Lieber de acordo com um esboço de Goethe [1793]

 

O motivo desta tradução pode também ser traçado a um 26 de Agosto; mas ela foi finalizada para 26 de Setembro. A 26 de Outubro cada letra de Goethe deveria ser lida novamente, sob nova luz: mais intensa, mais interna. E a retradução dos dois últimos versos foi útil para esse fim:

Agora sempre dá ramos
Flores e assim por diante

Basta saber que raízes profundas, ramos cada vez mais altos e flores mais belas parecem despontar a 26 de Novembro. A 26 de Dezembro os frutos devem surgir como presentes aparecem nessa época do ano: como boas surpresas. A 26 de Janeiro e todas as datas, horas e segundos seguintes são uma incógnita; mas é uma variável de fortes raízes no passado: antevê-se um futuro frondoso! Que assim seja.

Artigos relacionados



| edit post

0 Comentários sobre "Gefunden"