Blog do Delemon

ULTIMA HOMINIS FELICITAS EST IN CONTEMPLATIONE VERITATIS

Pilulas de sabedoria



Ano Internacional da Astronomia {4 Comentários}

domingo, abril 05, 2009 por em:

Ano Internacional da Astronomia - Post header

Olá povo! Como eu já havia dito num post anterior, eu gosto muito de Astronomia, e mesmo que eu não estude ou trabalhe ou mesmo mantenha um hobby nessa área procuro sempre acompanhar uma ou outra novidade do campo. E desde o segundo semestre do ano passado tenho acompanhado muito por alto as atividades programadas para o IYA2009, cujo planejamento vem desde 2006.

A sigla em inglês significa Ano Internacional da Astronomia 2009; uma iniciativa da UNESCO juntamente com a União Astronômica Internacional (IAU) - sim a mesma que "rebaixou" Plutão - para homenagear os 400 anos "desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei." O que serve como marca do começo da Astronomia como a Ciência que hoje conheçemos, mesmo que seja (talvez) a mais antiga delas; por vezes se confundindo com a Astrologia e demais aspectos da vida cultural antigas e pré-históricas. Além de, como um segundo motivo, coincidir com a publicação da Astronomia Nova de Johannes Kepler em 1609.

Tem uma proposta ousada e difícil: trazer a ciência mais perto do público e torná-la mais amistosa aos leigos. Essa é a minha leitura dinâmica das metas do programa, que tenta mostrar não só a astronomia, mas a ciência de um modo geral mais acessível, interessante, presente e em passo com o cotidiano. O interessante disso é que isso é uma iniciativa global, que tenta até abarcar os países em desenvolvimento. Por meio de publicações constantes de artigos sobre astronomia no mundo todo, em blogs, jornais e revistas; atividades em diversos planetários, observatórios, a céu aberto, palestras e congressos, mini-cursos, concursos e gincanas.

Participam dessa rede 129 países, 29 instituições e cada país tem sua rede de Nós Locais. No Brasil são mais de 180 Nós Locais, congregando astrônomos amadores, cientistas, educadores e artistas. E a rede faz outra ousada proposta, uma herança permanente: coordenar atividades e informações permanentemente por meio de um portal. Além de inúmeras atividades de ensino, e contato constante com o tema, e até discussão de gênero na ciência.

A presença do IYA2009 se faz em toda a internet: de Twitter a Orkut, passando por Youtube, MySpace e Facebook. Acabou ontem, dia 5, o 100HA ou 100 Hours of Astronomy:  o maior evento mundial de divulgação de Astronomia já organizado, sendo o Brasil o segundo colocado em números de atividades, mais de 79, perdendo apenas para os EUA. O ano continua, e mesmo que na minha cidade não exista nenhum evento talvez haja algum na sua. Dê uma olhada!

Artigos relacionados



| edit post

4 Comentários sobre "Ano Internacional da Astronomia"

Diego? Glommer? em 6 de abril de 2009 às 23:56

Cara, também sempre fui fã de astronomia e também de astrologia já que você citou. Teve uma época que li bastante sobre a última, ocultismo e talz. Nem creio nisso mais, mas era algo interessante.

Sobre a astronomia em si, acho algo também fantástico. Quando moleque meu maior sonho era ter uma luneta. Coisa de nerd. ;p

Abraços
.

http://ladobdiscotrash.blogspot.com
http://solucomental.blogspot.com

 

Maycon Dantas em 7 de abril de 2009 às 01:05

Delemon,

Hoje finalmente apareci para comentar no seu blog... Como sempre sem tempo, não fiz antes, já tinha lido a primeira postagem sobre o curso, que por sinal tem a mesma imagem do meu primeiro post no blog que havera feito e que tive de excluir, isso não vem ao caso, comecei com a Astronomia e prometo ir lendo o resto, apesar de ser totalmente leigo no assunto, acho bastante interessante esse ramo... quando o negócio é atrante e parece ser bom o melhor é divulgar mesmo. Parabéns pelo blog, depois tenho que pegar umas tecnicas desse negócio porque não sei nada...
Abraços!

 

Francisco em 7 de abril de 2009 às 14:16

Acho que tanto a Astronomia, quanto a Astrologia, são ciências que o público deveria ter mais acesso, ainda que numa linguagem mais simples.
Tanto uma como a outra, têm a ver com as nossas vidas por aqui.
Um abraço.

 

Unknown em 7 de abril de 2009 às 21:43

Excelente post, tomara que os leitores animem-se a ler e saber mais sobre Astronomia, ciência tão bela quanto interessane.

O post ficou interessante e bem escrito, parabéns!!

Mandou bem, meu garoto! ;)